20090414

Ahhhhhh Dubai

Bom dia molecada!

Começo minha participação neste ilustríssimo blog com um assunto com potencial polêmico:



Dubai.

Ahhhh, Dubai. Principal cidade dos Emirados Árabes Unidos. Conhecida por ser ultra moderna, com ultra arranha-céus e ultra avenidas largas e ultra tudo. ULTRA TUDO. Peraí. Ultra tudo? Éeee, ultra tudo. Tudo que voce sonhar Dubai faz. O xeque Mohammed al Maktoum fez Dubai crescer e aparecer, tornando-se um dos principais destinos turísticos atuais.

Agora, nem tudo é o que parece ser.

O jornal inglês Independent publicou uma excelente reportagem sobre Dubai, em que esclarece algumas questões que ninguém sequer se deu o trabalho de perguntar.

Quem constrói os arranha-céus de Dubai?
Quem são as babás de Dubai?
Como é possível um lugar no meio do deserto ter pista de ski 365 dias por ano e campos de golfe verdinhos?

É um texto bem longo, mas acho que vale muito a pena ler, vocês com certeza vão ficar chocados como eu fiquei.

Mas o toque de humor mesmo, veio quase no mesmo dia.
Saiu uma reportagem na Folha de São Paulo escrita por Eliana Cantanhêde exaltando todas as qualidades de impressionantes de Dubai, e de maneira ainda mais impressionante e eloquente, ela compara Brasil e Dubai e nos explica por que o Brasil ficou pra trás por que lá em Dubai tem "tem decisão política, infraestrutura, planejamento. E não tem sujeira nem violência".

Pra quem quiser ler, coloco aqui embaixo o texto de Eliana Cantanhêde que chegou no email, depois que já tinha lido a reportagem do Independent.

ELIANE CANTANHÊDE

Jatos e jatinhos

DUBAI - O Brasil tem cerca de 190 milhões de habitantes, um litoral extraordinário, a Amazônia, o Pantanal, rios, cachoeiras, montanhas e um clima invejável o ano inteiro. Mas só atraiu 5 milhões de turistas estrangeiros em 2008.

Já o pequeno, e em certa medida "fake", Dubai, com 1,4 milhão de habitantes, recebeu 10 milhões de turistas de todas as regiões do mundo no ano passado e, com eles, dólares e euros. Teve até de importar mão-de-obra especializada, inclusive competentes jovens brasileiros.

O que Dubai tem que o Brasil não tem? Essa é fácil. Tem decisão política, infraestrutura, planejamento. E não tem sujeira nem violência. O fato de ser uma faixa habitada entre os encantos do deserto e o mar muito azul, com calor todo o ano, ajuda, claro. Mas não chega a ser realmente decisivo. Mais do que as condições naturais, em que jamais poderia competir com o Brasil, pesam as decisões governamentais que tanto faltam no nosso país.

De um lado, o xeque Mohammed al Maktoum preserva a identidade e os direitos básicos dos cidadãos; de outro, investe tudo no turismo e corta impostos. Para começo de conversa, Dubai tem a sua própria companhia aérea, a Emirates, privada, com rotas para todos os continentes. Depois, ele atraiu com terrenos e incentivos as grandes redes hoteleiras do mundo, e os hotéis são fantásticos, para todos os gostos e bolsos. O marketing é a alma do negócio. E do país.

O petróleo, hoje, só responde por 3% a 5% do PIB, contra 20% do turismo. O xeque pode ser o símbolo do passado, com seu regime, seus trajes e suas manias, mas é bem mais moderno do que os políticos brasileiros, em muitos sentidos. No Brasil, os políticos querem jatinhos só para eles próprios voarem por aí.

Em Dubai, o xeque tem lá os seus jatos, mas garante as condições para que os jatos privados (como os recursos, públicos ou não) levem turistas, desenvolvimento e bem-estar para a população. Resultado: não se vê um pobre na rua.

PS: uma amiga do Tomatos que morou em Dubai ano passado já tinha contado pra gente que ficou assustada com tanta artificialidade, e que os trabalhadores da construção civil não podem trabalhar quando está mais de 50º C, só que "oficialmente" os termômetros nunca apontam mais de 50º C.

2 comentários:

  1. "Em Dubai, o xeque tem lá os seus jatos, mas garante as condições para que os jatos privados (como os recursos, públicos ou não) levem turistas, desenvolvimento e bem-estar para a população. Resultado: não se vê um pobre na rua."

    hahahahahahahahahaha morri
    isso é sério mesmo? vc jura?
    por que a folha tá assim?! é a crise?1

    ResponderExcluir
  2. Fora que um pobre na rua de Dubai morre de sede em 2 horas. Dubai diversificou a economia e apostou em sistema bancário, turismo e mercado imobiliário (opa... acho que a crise bateu fundo no coração do xeque). E sempre acho engraçado quando alguém admira Dubai e depois fala sobre aquecimento global. Lá tem pista de ski, ilhas artificiais que destruíram as praias ao seu redor. O Brasil fica atrás até nisso... a gente destrói o meio ambiente de forma desorganizada ao invés de destruir com grandes empresas e empreendedores malucos. Um forte abraço pra Eliane. Mas acho que esse email é falso zazoza

    ResponderExcluir