20090413

VLT, BRT: WTF?

Veículo leve de transporte, Bus rapid transit: World Taekwondo Federation?

Já que a Jay ensinou a gente a não balançar a cabeça igual carneirinho de presépio...
Belo Horizonte está ganhando uma grande pista de transporte coletivo do tipo BRT, na Av. Antônio Carlos, que já melhorou bastante a viagem de quem está indo da região Norte/Pampulha para o centro e vice-versa e nós estamos felizes. Mas se alguém parar para pensar, poderíamos estar ganhando linhas de VLT (trams ou bondes, que são mais ecológicos, menos barulhentos e menos caóticos).

Para ter uma calha de transporte do tipo BRT precisamos de 2 pistas de 7m de largura (uma em cada sentido) + o canteiro central com os pontos de embarque e desembarque. O VLT precisa de calha de 3m em cada sentido (em muitos locais usam 2,5m mas dizem que é um pouco perigoso). Isso significa que a prefeitura teve que desapropriar entre 8 e 10m lineares de terreno a mais do que se tivesse adotado o VLT como modo de transporte principal na Ant. Carlos.


Ia ser uma revolução, utilizar um modo de transporte que é esquecido no Brasil, mas é ultra confortável e muito eficiente. Ao invéis disso temos que nos satisfazer com METADE de um sistema que deu certo em Curitiba. Quem se lembra, lá em Curitiba eles tem esse ônibus em pista exclusiva mas o "pulo do gato" que a equipe do Jaime Lerner (então prefeito de Curitas) foi a estação-tubo: uma grande sacada pois as pessoas que estão esperando o ônibus já pagaram a passagem e já rodaram roleta dentro da estação-tubo, então é só pular pra dentro do buzão. Conseguiram aproximar muito o sistema ao de um metrô, sem precisar de tanto investimento. Em BH ainda não vi ninguém dizendo que vai adotar esse tipo de embarque.

A minha reivindicação é que a PBH faça o VLT e plante grama nos 8m de largura de pista em toda extensão da Toincarlos. Se tem isso na basiléia porque não vai ter aqui!?

3 comentários:

  1. mas tá ganhando quando???? já tá ganhando???? beijos

    ResponderExcluir
  2. uai, no dia que terminarem a pista central da Ant. Carlos vão poder chamar de BRT. Além disso vão fazer pista exclusiva na N. Sra do Carmo, J. Pinheiro e C. Colombo, mas essas vão ser só uma faixa com alargamentos para os pontos de ônibus.

    ResponderExcluir
  3. Acabam de me dizer que a Ant. Carlos estará preparada para linhas de VLT. OK, mas no dia que tiver rodando o Bonde na Antônio Carlos eu quero que o espaço extra seja gramado

    ResponderExcluir