20090506

neuróticos de plantão,

JÁ FUNCIONA HÁ ALGUM TEMPO




View 2009 H1N1 Flu Outbreak Map in a larger map

um site que mapeia as doenças com maior registro de casos na literatura da internet e de alguns feeds importantes de organizações ligadas a saúde pública no mundo. Lógico que GOOGLE.ORG não está de fora dessa. Além de "emprestar" o mapa, eles na verdade investiram no "sideproject" de um nerd que trabalha em um hospital em Boston. Lógico que o artigo completo sobre isso você pode ler no guardian, onde descobri a origem (na verdade ainda não confirme) deste grupo de placemarks que encontrei no google maps, que está só com a gripe porcina.

Agora, o negócio é que o mapa da http://healthmap.org/en inclui todas as doenças identificadas na "bibliografia" da internet, que é atualizada sei lá quantas vezes por dia. Daí algoritmos processam em quais deles há relevância de casos da doença ou se são, por exemplo, campanhas governamentais contra as doenças. O programa analisa os padrões de aparecimento dos casos e assim é, teoricamente, possível prever com antecedência o surgimento de epidemias ou pandemias.

Mesmo os paises menos desenvolvidos terão cobertura mais rarefeita deste sistema uma vez que há menos informação disponível na internet sobre os surtos de doenças, vocês não acham fantástico? quando eu fiz vestibular me perguntei que diabos era a ciência da informação... acho que o negócio hoje é a engenharia da informação.

Axé, gripe suina pra lá!


Nenhum comentário:

Postar um comentário